sexta-feira, 30 de maio de 2008

História do Brasil...Trilhas e sabores - percursos dos tropeiros nas Minas Gerais

História do Brasil

Nível fudamental

Trilhas e sabores - percursos dos tropeiros nas Minas Gerais

Objetivos
1) Reconhecer as características de relevo e clima das regiões cortadas pela Estrada Real.
2) Relacionar a itinerância à atividade tropeira.
3) Relacionar a conhecida receita do feijão tropeiro à itinerância.
4) Relacionar a consolidação de um mercado interno colonial à atividade tropeira.
Ponto de partida
1) Ler os itens "Entradas e bandeiras, "Riquezas e escravos" e "São Vicente e São Paulo", do texto Expansão territorial, do site Educação;
2) Ler o item "Região Sudeste", do texto Comida também é cultura, no site Educação;
3) Ler uma receita para fazer feijão tropeiro. (Sugerimos: 500 g de feijão carioca ou roxinho; 200 g de farinha de mandioca; 200 g de toucinho de porco ou bacon; 1 concha de gordura de porco;1 colher de sal de alho; 1 cebola média em cubinhos; 5 ovos; cheiro verde a gosto; pimenta a gosto).
4) Disponibilizar o mapa da estrada, que se encontra no site do Instituto da Estrada Real para os alunos.
Justificativa
Afinal de contas, o feijão tropeiro é paulista ou mineiro? Para um bom observador dos mapas históricos da época da mineração, não basta dar a resposta em uma palavra. Os caminhos percorridos pelos tropeiros demonstram que as mulas que eles montavam carregavam muito mais do que suprimentos para os habitantes das Minas Gerais. Músicas, hábitos, pratos, tudo era produzido para garantir sua mobilidade pelos caminhos da colônia e também a sua própria sobrevivência.
Estratégias
1) Ler a receita do feijão tropeiro com os alunos. Relacionar a receita à culinária mineira e paulista.
2) Localizar no mapa da economia colonial do século 18 os locais onde esses ingredientes poderiam ser obtidos na colônia.
3) Trabalhar com os alunos os pontos que se interligam através da Estrada Real (Distrito Diamantino, Ouro Preto como ponto de confluência dos diamantes e ouro, Parati e Rio de Janeiro como portos para escoamento das riquezas até a Metrópole).
4) Identificar a Serra da Mantiqueira, a Serra do Mar e a Serra da Bocaina, caracterizar a flora, o relevo e as condições climáticas ali existentes, e indicar as dificuldades que os tropeiros poderiam enfrentar para transpassá-las. (Esta etapa pode ser realizada em conjunto com o professor de Geografia ou como pesquisa preliminar feita pelos alunos).
5) Relacionar os ingredientes utilizados para cozinhar o feijão tropeiro à necessidade de suportar vários dias de viagem e de transportar alimentos sempre duráveis e secos (carne salgada, armazenada em gordura de porco, farinha de milho ou de mandioca, toucinho e feijão).
6) Relacionar o trempe (suporte de três pernas de madeira verde onde a panela de ferro ficava pendurada sobre o fogo, cozinhando o alimento) à itinerância tropeira.
7) A partir de um mapa da economia colonial do século 18, indicar de que maneira os tropeiros forjaram um mercado interno colonial.
8) Indicar os motivos da economia mineradora em adquirir o gado muar dos tropeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário