sábado, 24 de maio de 2008

História do Brasil... Questão Cristhie, história da alimentação

História do Brasil

Nível fundamental

Questão Cristhie

Introdução
O estudo da Questão Cristhie favorece a compreensão das relações diplomáticas em diferentes contextos históricos. É importante perceber como os interesses políticos e econômicos dos diversos países mudam de acordo com os períodos da história.
Objetivos
1. Conhecer o fato histórico denominado Questão Cristhie.
2. Analisar a importância, para o Brasil, das relações diplomáticas com a Inglaterra durante o século 19.
3. Estudar o contexto histórico no qual as relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra foram rompidas.
4. Identificar as interferências inglesas em diferentes questões da política brasileira durante o século 19: antecedentes da Questão Cristhie.
5. Identificar a importância e os efeitos do reconhecimento formal da soberania brasileira, por parte da Inglaterra, durante o século 19.
Estratégias
1. Apesar de a Questão Cristhie não ser um tema muito abordado nos estudos historiográficos e no ambiente escolar, trata-se de um fato importante para compreendermos as relações econômicas e políticas entre a Inglaterra e o Brasil no século 19. O professor deve começar a aula com uma explanação sobre o tema.
2. Peça aos alunos que criem notícias de jornal, com se vivessem durante o período estudado, demonstrando nos textos, inclusive, a relação da Questão Cristhie com a vida cotidiana da população brasileira daquele período. O professor estabelece os fatos que devem ser noticiados e acompanha a elaboração dos textos. Depois, os alunos apresentam seus trabalhos à turma.
3. Por fim, formule algumas perguntas sobre a Questão Cristhie, relacionando o tema a disputas diplomáticas da atualidade. Será uma forma de contextualizar o assunto.
Atividades
1. Peça que os alunos tragam para a aula reportagens sobre problemas diplomáticos que o Brasil enfrenta atualmente. As questões envolvendo o Brasil e a Espanha, por exemplo, no que se refere à imigração de brasileiros, pode ser um tema interessante.
2. Depois de os alunos lerem as notícias, divida a turma em grupos. Cada grupo será responsável por uma questão diplomática, sobre a qual deverá escrever uma notícia em tom de urgência, salientando os aspectos mais graves. As notícias devem ser apresentadas à classe. Ao final de cada exposição, o professor deve fazer perguntas e debater os pontos importantes.


História da alimentação

Introdução
Devido aos novos temas relacionados à história do cotidiano, é importante o estudo da história da alimentação, para que os alunos conheçam os diferentes hábitos alimentares, no passado e no presente, compreendendo-os como relevantes manifestações culturais, não só do Brasil, mas de todos os povos.
Objetivos
1. Conhecer a alimentação em seus aspectos culturais e históricos, ou seja, como um elemento da cultura que se transforma no tempo, de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade.
2. Conhecer fatores geográficos, econômicos e políticos que se relacionam com a dieta de um povo, em um dado momento histórico.
3. Análise das transformações históricas da dieta de uma população - busca das causas e das conseqüências dessas mudanças.
Estratégias
1. Peça aos alunos que perguntem aos pais (e registrem em seus cadernos) quais os alimentos que faziam parte da dieta de suas famílias quando eram crianças. O que se manteve e o que se modificou?
2. Comece a aula identificando quais as alterações mais freqüentes nos hábitos alimentares dos pais das crianças. Registre na lousa as descobertas dos alunos e, antes que cheguem a qualquer conclusão, pergunte quais razões podem ter influenciado as mudanças nos hábitos alimentares de seus pais. Anote as hipóteses levantadas pela classe.
3. Monte com a turma um cardápio contendo os principais alimentos ingeridos na dieta dos pais (quando estes eram crianças) e na dos próprios alunos. Faça isso na forma de uma tabela comparativa e peça que, ao final, todos avaliem qual a dieta mais recomendada à saúde.
4. Volte à tabela e peça aos alunos que busquem razões geográficas, econômicas, culturais e políticas para as mudanças nos hábitos alimentares.
Atividade
Peça à turma que pesquise as regras de etiqueta, durante as refeições, na atualidade. Registre as informações na lousa e, depois, comente sobre as regras de etiqueta em outras épocas e, também, em outras sociedades. Os alunos devem perceber que não é apenas a alimentação que se transforma, mas que o próprio comportamento humano à mesa obedece a importantes variações culturais.
Sugestão
Seria interessante que crianças com hábitos alimentares diferentes apresentassem as receitas dos pratos que são comuns em suas casas. E por que não fazer um piquenique, no qual cada aluno levaria um prato típico de sua família?

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