segunda-feira, 19 de maio de 2008

História do Brasil... Bandeiras do Brasil, guerra de Canudos

Bandeiras do Brasil


Objetivo
1) Reconhecer a gênese da atual Bandeira do Brasil.
2) Conhecer a história do Brasil por meio de suas bandeiras.
3) Relacionar as diferentes bandeiras do Brasil aos diferentes períodos históricos que elas simbolizam.
4) Refletir sobre a importância dos símbolos da Pátria na construção do imaginário coletivo
Ponto de partida
A força da imagem da Bandeira do Brasil, em contraste com suas antecessoras, instiga a imaginação e a curiosidade dos alunos.
Pode ser tomada como ponto de partida a página Conheça os Pavilhões do País, desde a Colônia até a República
Atividade
1) Confeccionar uma série de bandeiras do Brasil de diferentes períodos históricos.
2) Criar pequenos textos que acompanharão as imagens, explicando a importância histórica de cada bandeira.
3) Organizar uma exposição das bandeiras do Brasil. As bandeiras devem ser expostas em ordem cronológica e acompanhadas de textos identificadores e explicativos.
Sugestões
A atividade deve ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, para a redação dos textos das legendas e das explicações. O professor de Artes definirá as técnicas empregadas na confecção das bandeiras. As sugestões incluem colagem, trabalho com tecido ou pintura.


Guerra de Canudos

Ponto de partida
Leitura do texto Guerra de Canudos: a República se impõe ao sertão a ferro e fogo.
Objetivos
1) Conhecer as causas gerais e as imediatas do confronto em Canudos;
2) Entender os motivos da intervenção do Governo, bem como reconhecer os excessos dessa intervenção;
3) Conhecer a seqüência dos conflitos;
4) Refletir sobre o abandono do sertão nordestino por parte das autoridades governamentais da República velha e discutir em que sentido esse abandono, hoje, faz ou não parte do passado.
Comentário
A guerra de Canudos é um episódio muito significativo da história do Brasil: as populações de uma região de poucos recursos naturais é abandonada a sua própria sorte. Quando esta mesma população se organiza para resolver seu problema passa a ser vista como uma ameaça ao Estado.
Estratégias
1) Dividir inicialmente a classe em três equipes e propor que cada uma delas levante a história de Canudos, seguindo o percurso trilhado por Euclides da Cunha em "Os Sertões":
a) A terra: Caracterizar geograficamente a região onde ocorreu o conflito. Como era a região à época? Como é a região hoje?
b) O homem: pesquisar a cultura, lato senso, do sertão nordestino, levantando aspectos tais como o coronelismo, o cangaço, a religiosidade popular, a literatura de cordel, etc.
c) A luta: essa equipe pode se subdividir em quatro, cada uma das quais se dedicaria a narrar com o maior número de pormenores possível as quatro campanhas militares. Seria interessante levantar mapas da Bahia e da região de Canudos, assinalando nos mapas os locais onde se deram os confrontos, a marcha das colunas.
2) O professor pode completar a pesquisa dos alunos fazendo uma exposição sobre o Brasil da época, em que o eixo econômico estava no Sudeste, em função da economia cafeeira. Quanto ao Nordeste, enquanto o litoral e o agreste ainda conheciam algum desenvolvimento, como era a vida social no sertão? Destacar o caráter litorâneo do desenvolvimento econômico brasileiro.
Debate
Vale a pena discutir particularmente:
Qual o motivo da repressão violentíssima das autoridades governamentais?
Qual o motivo da resistência obstinada da população de Canudos?
Dicas e sugestões
Com todas as restrições que possam ser feitas ao filme "Guerra de Canudos", de Sérgio Resende, vale a pena fazer os alunos assisti-lo (ele se encontra em DVD), para motivá-los e levá-los a visualizar o panorama histórico.
Existem diversos livros paradidáticos sobre o tema que podem servir de base à pesquisa dos alunos.

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