domingo, 4 de maio de 2008

Geografia//Haití, a escassez de água doce no mundo

Geografia
Nível fundamental

Haiti

Objetivos
O aluno deverá:
1) Localizar o Haiti no contexto da América Central.
2) Conhecer o espaço físico do Haiti: clima, relevo, vegetação original etc. e associar com a ocupação econômica.
3) Compreender a ocupação européia a partir do extermínio indígena, da implantação do sistema de plantation (grandes propriedades agrícolas com cultivos para exportação) e do uso da mão-de-obra escrava negra.
4) Compreender a relação entre as formas coloniais de dominação e ocupação e as desigualdades sociais atuais (concentração de renda, por exemplo).
5) Compreender, a partir da evolução política do Haiti, que a ditadura, a concentração de poder e o uso da violência política dificultam o aparecimento de uma sociedade menos desigual e geram outras formas de violência.
6) Entender a presença e as ações geopolíticas e geoestratégicas dos EUA na região e, em particular, no Haiti, a partir da hegemonia direta americana (a América Central é considerada o "quintal" dos EUA).
7) Entender que a criação de uma estrutura de poder ditatorial, quando esta termina, tende a preservar determinadas alianças que dificultam a estabilidade política e as mudanças.
8) Entender que as desigualdades sociais, quando intensas, geram formas espaciais de exclusão (como as favelas) e de controle social, especialmente em espaços urbanos.
9) Comparar, preservando as diferenças, as similaridades entre o Haiti (ou Porto Príncipe, a sua capital) com o Brasil ou alguma grande cidade brasileira.
10) Compreender os interesses estratégicos do Brasil ao mandar tropas ao Haiti.
Estratégias
1) Ler o texto sobre o Haiti do site Educação.
2) Apresentar, através de mapas, o clima, relevo, vegetação, hidrografia etc. e associar com as atividades econômicas e densidade territorial (se possível).
3) Apresentar a evolução política do Haiti, particularmente o domínio da família Duvalier, a tentativa de democratização e a presença das tropas da ONU.
4) Pesquisar sobre os problemas sociais no Haiti, composição da população, urbanização, e comparar com dados do mundo e da América Central, principalmente em relação ao IDH.
5) Ouvir e analisar a música "Haiti", de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e tecer comparações com o Brasil.
Conclusão da atividade
1) Criar um painel com imagens sobre o Haiti, apresentando seus problemas e aspectos positivos.
2) Propor a elaboração de contos, pinturas, poesias e músicas sobre o Haiti.
3) Realizar um debate, com a apresentação das poesias, músicas e outras abordagens artísticas e culturais.
Conceitos
Exclusão espacial, desigualdades sociais, cidadania, imperialismo, geopolítica, hegemonia.
Habilidades e competências
Analisar, compreender, descrever, mapear, localizar, pesquisar, resumir, questionar, propor, debater.



Escassez de água doce no mundo

Objetivos
1) Identificar quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo, chamando a atenção para o fato de que o futuro do planeta, como um todo, está em risco.
2) Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.
3) Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações.
4) Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
5) Compreender os princípios que vêm norteando as decisões e ações políticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito à preservação do meio ambiente.
6) Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
7) Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e à diferenciação entre os recursos renováveis e os não-renováveis.
Estratégias
1) Aulas teóricas com exposição de conteúdo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leitura e análise de textos selecionados.
2) Iniciar discussões e debates sobre várias dimensões dos problemas ambientais existentes, a partir de texto que se encontra disponível no site do Ministério do Meio Ambiente - "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento".
3) Explicar aos alunos o significado de lençol freático ou aqüífero, e a importância deles para o abastecimento. Ajudá-los a localizar os principais aqüíferos existentes no mundo.
4) Pesquisar sobre a população atual do planeta em comparação com a de 30 anos atrás, chamando a atenção para a mudança nos padrões de consumo de água nesse período.
Sugestões de atividades
1) O professor poderá promover um debate em sala de aula, a partir dos assuntos que são tratados pela Agenda 21. Além do problema da falta de água, poderá apontar vários outros temas que julgar pertinente. O objetivo é destacar os principais capítulos da Agenda 21, tornando-a um material de pesquisa acessível aos alunos.
Os alunos também poderão elaborar uma lista, com a opinião dos colegas, professores e funcionários do colégio, onde sejam apontadas várias atitudes para que cada um melhore a qualidade de vida das pessoas que moram na região próxima ao colégio.
2) Propor uma pesquisa para saber de onde vem a água potável utilizada na região, as condições das fontes, como a água é tratada e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informações podem ser fornecidas pela Sabesp - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo , responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água.
Habilidades e competências
Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos. Recomenda-se o uso de um atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

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