segunda-feira, 12 de maio de 2008

Geografia// Trabalho com o jornal, demografia

Geografia

Nível fundamental

Trabalho com o jornal

Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;
2) Avaliar se o texto é claro;
3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;
4) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos;
5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.
Estratégia
1) Xerocar uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico:
O quê?
Quem?
Como?
Onde?
Por quê?
Quando?
(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).
2) Pedir um resumo da notícia.
3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal.
4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).
5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).
6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.
Conclusão da atividade
1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar;
2) Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço.



Demografia
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivo
Levar a coletividade dos alunos a produzir um Painel Demográfico, com textos e imagens, sobre o tema proposto.
Ponto de partida
Leitura dos textos Demografia (1) - O crescimento populacional e a transição demográfica e Demografia (2) - Crescimento e estrutura etária da população brasileira.
Comentário
O estudo da pirâmide demográfica brasileira engloba uma grande diversidade de conhecimentos, de conceitos específicos de demografia a conhecimentos históricos, geográficos e sociais mais amplos. O objetivo desse trabalho é abordar simultaneamente vários aspectos do crescimento populacional no Brasil e traduzi-los numa exposição que pode ser visitada por toda a comunidade escolar. Tornar público o resultado das pesquisas dos alunos é uma forma importante de valorizar o conhecimento adquirido.
Estratégias
1) Dividir a classe em grupos;
2) Encarregar cada um deles de pesquisar um dos períodos de crescimento da população brasileira ou um dos aspectos relacionados a esse crescimento. Exemplo de temas de pesquisa:
a) impacto das imigrações no crescimento populacional;
b) a primeira fase de transição demográfica no Brasil;
c) a segunda fase de transição demográfica no Brasil;
d) taxa de fecundidade no Brasil;
e) conseqüências da urbanização;
f) crescimento populacional e estrutura etária;
3) Durante a pesquisa, cada grupo deverá providenciar material impresso, fotos, desenhos e gráficos para montar o seu painel.
Produto final
Será montado um painel contínuo numa parede de grande extensão da escola. Esse painel deve seguir uma linha cronológica e absorver o trabalho dos vários grupos. Convidados, familiares e membros da comunidade escolar devem visitar a exposição e registrar sua opinião num livro de visitas, que será depois lido pelos alunos.

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