sábado, 29 de março de 2008

Artes...........Movimento surrealista

Objetivos
1) Aprofundar o estudo sobre o movimento surrealista;
2) Utilizar a colagem como técnica na produção de obras.
Comentário introdutório
O movimento surrealista preocupava-se em trabalhar a linguagem do inconsciente, dos sonhos. Não o sonho no sentido de desejo, como por exemplo: "sonho com um mundo melhor", mas o sonho como o momento em que os elementos do nosso inconsciente afloram para a consciência.
Material
O texto Surrealismo, do site Educação é um bom ponto de partida.
Revistas antigas, tesoura, cola e papel canson.
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto sugerido.
2) O professor deve levar para a sala de aula imagens de outros artistas surrealistas para que os alunos façam a análise do material. Os alunos também deve trazer outros materiais para uso na atividade.
3) Esclarecer o que é essa imagem do inconsciente, dos sonhos, da imaginação, o "não real", o que não tem lógica aparente.
4) Propor atividade prática.
Atividade
Os alunos realizarão sua obra surrealista. Pode ser a representação de um sonho que tiveram, uma imagem crítica da realidade ou até um tema proposto pelo professor.
Para realizar a obra, utilizarão a técnica da colagem. Eles devem ter em mente a imagem que irão representar e recortar das revistas para realizar a composição.
Lembrar aos alunos que eles precisam se preocupar em fazer representação que fujam do real, da lógica aparente. Por isso, a importância de se trabalhar a leitura de obras de diversos artistas surrealistas.
Sugestões e dicas
A leitura de imagem deve ser um exercício de mediação. Escute o que os alunos interpretam antes de dar as informações sobre a obra. Pode ser interessante a interdisciplinaridade com as disciplinas de História e Português para melhor contextualizar o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário