sábado, 29 de março de 2008

Artes...........Arquitetura e preservação de patrimônio

Nível fundamental

Objetivos
1) Fazer com que os alunos percebam as transformações e mudanças dos estilos arquitetônicos.

2) Conhecer o Patrimônio Histórico e Artístico da região.

3) Compreender o motivo pelo qual existe um órgão que protege o patrimônio histórico e artístico nacional, o IPHAN.

Comentários
Assim como a Praça do Comércio, no Rio de Janeiro, foi construída segundo o estilo que vigorava na época, e, tombada como patrimônio histórico, foi preservada, certamente existem, na sua cidade, imóveis tombados, utilizados ou não, que podem ser objeto de estudo, para que, a partir deles, se lance um olhar sobre a história local e nacional, de maneira a contextualizar os estilos arquitetônicos em determinado período da História da Arte.

Material
O texto Montigny e a arquitetura brasileira pode ser um bom começo para estudar o estilo neoclássico na arquitetura e como ele foi parcialmente preservado no Brasil. Também podem ser utilizados os textos A finalidade das construções e O significado das construções

Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos.
2) Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.
3) Divididos em grupos, cada grupo deve eleger uma edificação local para ser objeto de estudo.
Atividades
Ir até o local, saber a história do edifício, para que foi construído e quando, se foi tombado e para que é utilizado hoje. Na sala de aula, a partir de materiais que o professor traga, os alunos devem perceber o estilo do edifício, se ele corresponde ao estilo da época em que foi feito. Como proposta de trabalho individual, eles farão uma redação sobre a importância da preservação do patrimônio histórico.

Sugestões
1) Site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
2) Seria interessante ter a participação do professor de História.
3) Caso em sua cidade ou próximo da escola não existam edifícios históricos, experimente trabalhar com residências mais antigas, talvez a própria casa dos alunos.
* Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

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