sábado, 29 de março de 2008

Artes..........Jogos teatrais com a comédia dell'arte

Nível fundamental

Objetivos

1) Tomar conhecimento de uma fase da História do teatro;
2) Perceber a influência da Comédia dell'arte do Renascimento na comédia atual.
3) Executar alguns jogos que fazem parte do processo de construção de personagens e cenas.
Comentário introdutório
O teatro é uma das linguagens pouco trabalhadas na escola. Com alguns exercícios e textos, é possível fazer com que os alunos conheçam mais da arte dramática e mais da História da Arte.
Material
O texto Teatro no Renascimento (1) do site Educação é um bom ponto de partida.
Comédias de Molière, como, por exemplo, "O Avarento", "O Doente Imaginário", "Escola de Mulheres" etc. Essas obras são facilmente encontradas em bibliotecas públicas.
Tecidos diversos, retalhos, roupas antigas, chapéus (os alunos podem e devem colaborar na arrecadação desse material).
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto sugerido.
2) Leituras de alguns trechos de peças selecionadas.
3) Escolha de duas ou mais cenas, de acordo com a quantidade de alunos em sala. É interessante que mais de um grupo trabalhe com a mesma cena.
4) Atividade prática.
Atividades
Os alunos - divididos em grupos de acordo com a quantidade de personagens da cena - deverão decidir entre si qual interpretarão. Os tecidos, roupas e acessórios ficarão à disposição dos integrantes, que necessariamente terão que escolher algum elemento para compor o seu personagem. O que acontecerá em seguida é uma "fotografia" da cena: o grupo escolhe um trecho e cada um se dispõe como se estivesse no palco, no decorrer da peça, porém sem se movimentar ou falar. A percepção de como os outros colegas compuseram os mesmo personagens e cenas é o início para uma ótima conversa sobre o processo de criação teatral.
Sugestões e dicas
Verifique se na sua cidade não está em cartaz alguma peça de Molière ou comédias de Shakespeare, ou ainda comédias brasileiras de Martins Pena e Ariano Suassuna - autores que se inspiram na Comédia dell'arte. Também, se possível, estabeleça relações entre a Comédia dell'arte e a teledramaturgia nacional.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário